sexta-feira, 23 de julho de 2010

Off Blog: Muricy é o novo técnico da seleção

Por Marcello Zalivi

Ainda na garagem do Maracanã, por volta da meia noite, um integrante da CBF fez um convite para Muricy Ramalho. Uma reunião com o presidente da entidade para acertar sua integração ao projeto da seleção brasileira para a copa de 2014.

Após passar a manhã reunido com Ricardo Teixeira, em um clube de golfe carioca, o atual comandante do Flu diz que aceitou o convite, e agora vai entrar em contato com o Fluminense para definir a situação.

Meio campo habilidoso, fez carreira atuando no São Paulo entre os anos de 1973 – 1979. Era um dos jogadores cotados para jogar a Copa de 78, mas sofreu uma lesão meses antes que o afastaram de realizar seu grande sonho. Transferiu-se para o Puebla do México onde atuou até 1985, encerrando sua carreira de jogador aos 30 anos, em conseqüência de seguidas lesões.
Como treinador, Muricy Ramalho é uma estrela do futebol brasileiro. Foi eleito 4 vezes como o melhor técnico do país, conquistou alem de campeonatos regionais, três campeonatos brasileiros consecutivos (2006, 2007, 2008) pelo São Paulo, e formou a base do Internacional campeão da Libertadores e mundial.

Foi o comandante de várias equipes de ponta do futebol brasileiro, entre elas, Internacional, São Paulo, Palmeiras e atualmente é o líder do campeonato brasileiro com o Fluminense.
Sua escolha não chegou a ser surpresa. 4 nomes eram cotados para o cargo, o favorito era Luis Felipe Scolari (Felipão). Mas como o técnico campeão mundial em 2002 já tinah um acordo de dois anos e meio com o Palmeiras, a CBF recorreu a opção mais lógica. Entre Muricy, Mano Menezes e Leonardo, o escolhido teria que ter alem de experiência, um currículo impecável e personalidade para enfrentar a enorme pressão que seguirá pela frente. Muricy acabou sendo a escolha natural.

O técnico chega com a maior missão de todos os tempos diante da seleção. Uma Copa do Mundo no Brasil. Não só a torcida, mas o mundo aposta no título brasileiro, no torneio disputado em terras tupiniquins, nenhum outro resultado será perdoado. E como senão bastasse, o treinador terá que fazer uma renovação radical no elenco, para em 4 anos, transformar um time de jovens promessas em campeões mundiais, e ainda recuperar a escola moleque do futebol brasileiro que tanto encantou o mundo em 70 e 82.

A tarefa é duríssima? Sim.
Muricy está preparado? Acredito que sim.
Temos revelações? Temos, até muitas.

Agora é esperar para ver.

Nenhum comentário: