terça-feira, 6 de julho de 2010

De 4° para 19°

Fonte: Superesportes

A eliminação precoce do Cruzeiro na Copa Libertadores da América 2010 – caiu nas quartas de final para o São Paulo – fez o clube despencar no ranking mundial da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, órgão reconhecido pela FIFA.O clube celeste ocupava a sexta posição no ranking divulgado no último mês.

Na atualização de julho, porém, o Cruzeiro caiu para o 19º lugar. Foi a primeira vez, desde julho do ano passado, que o clube deixou de integrar a lista dos dez melhores times do mundo.A tabela analisa o desempenho dos clubes no período de 1º de julho de 2009 a 29 de junho de 2010. Além da desclassificação na Libertadores, o Cruzeiro ainda deixou de contabilizar os pontos obtidos em junho do ano passado (que entraram no último ranking), relativos às vitórias sobre São Paulo e Grêmio, nas quartas de final e semifinal da Libertadores 2009.

De acordo com os critérios da IFFHS, cada vitória na Libertadores vale 14 pontos, mesmo peso da Liga dos Campeões da Europa. O empate vale sete. Já os triunfos do Campeonato Brasileiro valem quatro pontos e os empates dois.A melhor posição do Cruzeiro no ranking foi em abril deste ano, após eliminar o Nacional (URU) da Libertadores, com duas vitórias. Na ocasião, o clube figurou em 4º lugar na lista dos melhores do mundo.Mesmo com a queda para o 19º lugar, o Cruzeiro ainda é o clube brasileiro melhor colocado no ranking mundial.

Nenhum comentário: