sábado, 3 de julho de 2010

BOLETIM DA COPA: Seleção brasileira passará por transformação

Por André Carbone e Juliano Costa

Seja qual for o sucessor de Dunga (Felipão e Leonardo já até teriam sido sondados), é fato que ele promoverá uma renovação na seleção brasileira, visando a Copa de 2014. O Brasil teve o time mais velho do Mundial, com média de idade superior a 29 anos. Quem tem mais de 30 hoje dificilmente estará no grupo daqui a quatro anos. E isso vale para titulares que muito orgulharam a torcida brasileira, como Julio Cesar (estará com 35 anos), Maicon (33), Lucio (36), Juan (35) e Luis Fabiano (34). O volante Gilberto Silva terá 38 anos em 2014 e, possivelmente, já terá até encerrado a carreira.

As duas principais estrelas ofensivas - Kaká e Robinho - viviam a expectativa de brilhar no Mundial da África por entenderem que esta era "a" Copa deles. Em 2014, estarão com 32 e 30 anos respectivamente. Poderão estar no grupo? Certamente. Mas já não estarão no auge da forma física.

Não se trata de renegar o serviço prestado por esses atletas à seleção brasileira. Mas é preciso pensar adiante. É hora de renovar o grupo. Um novo técnico terá quatro anos e uma série de amistosos para fazer as experiências que achar necessárias. Vale lembrar que, como país-sede da próxima Copa, o Brasil não passará pelas Eliminatórias Sul-Americanas - que são uma dureza, mas sempre servem como preparação para o Mundial.

No gol, se Julio Cesar entender que, com 35 anos, não será útil à seleção em 2014, poderemos ter problemas. Victor, do Grêmio, e Fábio, do Cruzeiro, pintam como favoritos, mas nenhum está e talvez nunca venha a estar no nível de Julio Cesar. Diego Alves e Renan têm potencial.

Na lateral direita, Daniel Alves provavelmente ainda terá fôlego aos 31 anos. Rafinha, do Schalke, merece ser testado (está com 24 anos). E Ilsinho, que tem a mesma idade, é outro que pode ser chamado.

O problema continua sendo a esquerda. Marcelo pode voltar a jogar na lateral do Real Madrid, e não mais como "falso ponta-esquerda", agora que o clube merengue contratou o argentino Di María para essa posição. Se Marcelo render novamente como lateral, é nome certo.

Na zaga, os são-paulinos Miranda e Alex Silva, ambos com 25 anos e alguma experiência de seleção, devem voltar a ser chamados. Breno, 20, não engrenou no Bayern de Munique (passou a última temporada emprestado ao Nuremberg), por isso ainda é uma incógnita. Thiago Silva terá 30 anos em 2014 - para um zagueiro clássico como ele, isso não é problema, é experiência.

De volante o Brasil deverá estar bem servido até 2014. Denílson já é titular do Arsenal aos 22 anos. Lucas Leiva tem 23 e vem subindo de produção no Liverpool. Adílson, 23, tem feito uma temporada assombrosa pelo Grêmio e pode vir a ser chamado também. E ainda tem os já experientes Hernanes (25), Anderson (22), Ramires (23) e Sandro (21).

Na armação, Paulo Henrique Ganso, claro, deverá ser "o cara" - com experiência no futebol europeu, ele só tende a crescer, assim como o vascaíno Philippe Coutinho. O meia Diego, da Juventus de Turim, estará com 29 anos.

No ataque, fartura: Alexandre Pato, Neymar, Nilmar, Diego Tardelli, Rafael Sóbis, Kléber... todos estarão com menos de 30 anos na Copa de 2014. E nessa posição sempre surgem bons jogadores no Brasil. Basta lembrar que, em 2006, Pato e Neymar nem "existiam" ainda.

Um comentário:

Cruzeiro Online disse...

Por: Zalivi

Realmente o trabalho dentro da CBF tem que ser visto como um ciclo. É hora de começar um novo trabalho com um novo técnico, um novo projeto. Sinceramente não vejo enhum nome para comandar este projeto qeu não seja Felipão. Apesar de estar em queda, é um comandante que incorpora bem o espírito da seleção. Luxa e Muricy está já tiveram seus momentos. Porem, pelo o que estamos percebendo, parece qeu Leonardo deve assumir. Infelizmente não acho que esteja preparado, mas acredito que irá pelo menos tentar resgatar o futebol ofensivo do time.
Para mim uma boa seleção para começar o trabalho de renovação e mescla seria:

Goleiros: Júlio César, Fábio, Diego Alves.
LD: Maicon e Dani Alves
LE: Marcelo e Bastos
Z: Thiago Silva, Luisão, Juan, Miranda
V: Ramirez, Lucas, Denilson, Hernanes
M: Ganso, Kaka, Diego
A: Nilmar, Robinho, Pato, Neymar e Fred.