terça-feira, 6 de julho de 2010

ATACANDO DE COMENTARISTA: Veja o que Guilherme, ex-Cruzeiro fala sobre a Copa do Mundo 2010


Fonte: Lancenet

Hoje falarei um pouco a respeito dos jogadores que atuam na mesma posição que eu e estão disputando a Copa do Mundo. A função do segundo atacante em campo, além de fazer gols, é procurar deixar o companheiro que joga mais plantado na área em condições de colocar a bola na rede. Quase todas as seleções que chegaram ao Mundial deste ano contam com um atleta, entre os titulares, que faz esse papel. Alguns utilizam até mais de um, como é o caso das duas seleções que brigam pela vaga na primeira partida semifinal da competição.

Na Holanda, Robben e Kuyt caem pelos lados e são responsáveis por municiar Van Persie. Ambos fazem isso com muita qualidade, pois atuam da mesma forma em seus times, Bayern de Munique e Liverpool, respectivamente. Para melhorar ainda mais a situação para os holandeses, são ótimos finalizadores e vivem excelente fase. Foram fundamentais para a bela campanha realizada pela Laranja Mecânica, na África do Sul, até o momento.

Pelo lado do Uruguai, o treinador teve uma visão tática muito interessante. Após uma partida ruim contra a França, ele centralizou Luis Suárez e recuou Diego Forlán para ser o segundo atacante e o elo entre meio de campo e ataque, o que vinha faltando para a equipe. Ao seu lado, um pouco mais aberto pela direita, fica Edison Cavani. Com isso, destacou-se muito o futebol do Forlán, que é um jogador com características parecidas com as minhas. Apesar da versatilidade e da qualidade para armar jogadas, gosta de atuar próximo à área e de finalizar. Não por acaso, foi Chuteira de Ouro na Europa por duas vezes, por ser o maior artilheiro do continente.

O grande nome da Copa, na minha opinião, é o espanhol David Villa. Ele é muito habilidoso, além de finalizar como poucos. Tem todos os ingredientes indispensáveis para um ótimo jogador da posição. É o artilheiro e tem tudo para levar sua seleção ao primeiro título da competição. A Fúria é dependente de seu futebol e isso se comprova com os números. Dos seis gols anotados pela Espanha até aqui, cinco foram feitos pelo recém-contratado do Barcelona.

A Alemanha, outra semifinalista na África do Sul e adversária da Espanha, utiliza um sistema diferente, no qual dois jogadores se revezam na função de segundo atacante e na subida para apoiar o artilheiro Klose. Lukas Podolski e Thomas Müller vêm cumprindo essa função com brilhantismo e fazem com que a seleção de seu país tenha um verdadeiro arsenal quando vai ao ataque, podendo variar jogadas e o posicionamento de acordo com o adversário.

Na Seleção Brasileira, quem encarava o desafio de atuar no setor era o Robinho. Trata-se de um atleta que dispensa comentários pela habilidade rara e pela visão de jogo apurada. Foi uma pena vê-lo sair da Copa do Mundo num momento em que seu jogo estava começando a aparecer, com gols e boas jogadas. Apesar disso, ainda é jovem e terá outras oportunidades com a amarelinha.Minha decepção nesse mundial foi o futebol do Cristiano Ronaldo. Ele chegou como o principal nome da seleção de Portugal e com status de ser um dos principais jogadores da atualidade. Ainda assim, sua participação foi muito abaixo das expectativas e frustrou a todos que apostavam em uma boa campanha dos lusitanos. Porém, é digno de nota que o time não colaborou muito para que o jogo do gajo pudesse aparecer e ele aparentava, por diversas vezes, estar perdido em campo.

Fico por aqui e espero que gostem da minha análise. Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: