quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fábio: Você é contra ou a favor?

Por Marcello Zalivi

Conversando sobre a possível saída do nosso arqueiro com um amigo, deparei-me com uma velha questão: todos nos achávamos que eles haviam sumido, que não existiam mais, mas na verdade, sempre estiveram na espreita, esperando uma falha ou uma notícia de uma possível transferências. A questão que estou falando é sobre os opositores do Fábio no gol do Cruzeiro.

Por mais incrível que pareça, existe uma parcela - que já foi grande - qu, hoje é apenas uma pequena resistência, e que esperam uma falha qualquer para desfilar os seus argumentos contra o camisa 1 celeste. Você identifica rápido este cidadão. Basta uma falta perto da área, uma saída em falso do gol. Eles estarão de dedos cruzados, morrendo de medo e desconfiança.

O argumento clássico, que não deixa de ser uma verdade, é que desde que o Fábio assumiu o gol cruzeirense, o time nunca ganhou um título de expressão, apenas campeonatos mineiros. Alem é claro, de citar o gol de costas e outras falhas que com algum esforço conseguimos lembrar.

Eu me coloco na outra frente. Não vejo o futebol como culpa de A ou B, vejo como uma série de fatores, um acúmulo de erros de diversas pessoas e setores para culminar em uma derrota, uma desclassificação, a perda de um título. Se formos analisar friamente, desde que o Fábio assumiu o gol do Cruzeiro, o time já estava há mais de três anos sem ganhar nada. Não tinha uma dupla de zaga convincente e a diretoria explorava o auge da sua política comercial, comprando jovens jogadores, vendendo os destaques e contratando atletas na sua maioria sem ônus para o clube e sem condições técnicas de se firmarem.

Na minha opinião, o Fábio é um dos responsáveis diretos pelas boas campanhas do Cruzeiro nos últimos anos, que culminou em três classificações seguidas para a Libertadores da América e um final do torneio continental, que não foi ganho por motivos que expliquei em uma das minhas últimas colunas (aqui). Para os que são “contra” o goleiro, ele é o responsável pelas derrotas, e enquanto estiver no gol estrelado, nunca iremos ganhar nada.

E para você? Qual a sua opinião?

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo,
já estive do lado dos opositores. Acho importante lembrar que o Fábio não é esse grande goleiro desde que aqui chegou. Sua passagem pelo Cruzeiro foi marcada também por um início que deixava muitas dúvidas a respeito da sua qualidade. O Fábio saía do gol sempre em falso, sempre de soco, sempre dando ao adversário a possibilidade de aproveitar uma sobra. Ele melhorou muito de 2005 pra cá, destacadamente depois de ter sofrido o famoso gol de costas. Hoje, é incontestável. Um dos melhores do país, tinha que estar na Copa, e uma perda terrível pros torcedores que ainda acreditam nesse elenco, nesse treinador, nessa diretoria, no título brasileiro. Flávio e Rafael não são nem de longe substitutos à altura, e não vejo no futebol brasileiro boas opções, viáveis. Talvez o goleiro do Ipatinga mereça uma chance.
Abraço,
Thiago.

William disse...

O Fábio só não foi pra Copa porque brigou com o Dunga. Isso ficou claro na coletiva dele!

Acho que, atualmente, o Fábio está no mesmo nível do Júlio César. Muitos cornetas vão discordar, mas eu quero que se danem. PQP! É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL! FÁBIO!