terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma desculpa esfarrapada


Por: João Vitor Viana

O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, em seu blog, culpou o calendário pelo insucesso do Cruzeiro no Campeonato Mineiro. O mandatário afirmou que "a eliminação do Cruzeiro da final do Campeonato Mineiro pode ter várias explicações: supremacia do adversário em campo, baixo desempenho de nossos jogadores, falhas individuais, planejamento, apostas... Com certeza ultrapassaria uma dezena de motivos diferentes e, na minha opinião, a culpa maior é o calendário".

Zezé ainda acrescentou que "é claro que nessas condições, os campeonatos estaduais se tornam desiguais. Os times que não enfrentam o mesmo desgaste, chegam às fases finais mais inteiros, com chances maiores".

Ora, Zezé! Falar assim é muito fácil. É tirar a responsabilidade da diretoria e da comissão técnica pela incompetência em bater o Ipatinga, um time de Segunda Divisão. O Cruzeiro, em qualquer situação, tem a obrigação de, jogando em casa, bater qualquer adversário. E não precisa ser dando show não! Mas somente honrando a camisa azul de tanta história e tradição.

Se for assim, por que então o Santos está voando? Está com duas competições também. Viaja até mais que o Cruzeiro, uma vez que já enfrentou times que são de Estados bem mais distantes e o treinador não poupou ninguém.

Em 1997, o Cruzeiro disputava três competições ao mesmo tempo (Mineiro, Copa BR e Libertadores). E foi campeão. Na época não me lembro de falarem de cansaço. E ganhou a Libertadores. Por que agora estão com essa frescura? Calendário é fácil de se adaptar. Zezé, olhe mais para o time, veja como ele entrou em campo, como o seu treinador escalou a equipe, o esquema tático adotado, a motivação dos jogadores...

É muito fácil culpar alguém que não pode se defender. Jogar a culpa no calendário é muito tranquilo. Ninguém é culpado pelo fracasso. Por isso o futebol está assim...

5 comentários:

William disse...

Concordo plenamente! Hoje em dia, o importante mesmo é o dinheiro que entra nos cofres do clube! Prova disso é que o presidente está sempre lamentando o dinheiro perdido quando o time é eliminado!

Carlos disse...

É isso mesmo! A culpa nunca é de ninguém! Pois para mim o culpado foi um só: menosprezo da competição e falta de inteligência para aprender com os próprios erros!

William disse...

É isso aí! Não é errando que se aprende?

Não necessariamente!

O Cruzeiro desta vez não aprendeu mesmo! Na primeira fase, aconteceu igualzinho: após uma viagem cansativa, o treinador escalou um time misto e ficou com cara de misto frio!

William disse...

Fala sério! Em tempos áureos, o time juvenil do Cruzeiro passaria fácil por um time como esse do Ipatinga e não faria mais que a sua obrigação!

Porém, atualmente, é tudo muito normal! O time perde feio para uma equipe de segunda divisão ainda bebê do mundo esportivo e o culpado é o calendário?

Conta outra, Perrela!

Artur disse...

ÊÊÊ! Eu tô com medo do Perrela me vender!