segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Colocando pressão


Por: Marcello Zalivi
O Cruzeiro confirmou mais uma vez sua boa campanha e manteve a liderança do returno, diminuindo sua diferença para o G4 e voltando a figurar novamente como um postulante ao título nacional.

O jogo tinha todos os ingredientes para ser complicado. O Sport na Ilha do retiro sempre foi um adversário tradicionalmente difícil de bater, ainda mais na condição de desespero. O rebaixamento bate na porta e os pernambucanos não poderiam pensar em outro resultado que não fosse à vitória. Campo ruim, torcida hostil, clima de guerra. Do outro lado o Cruzeiro em uma arrancada fantástica no segundo turno, pulando da 17° para um surpreendente 5° posto.

Durante a partida o Cruzeiro esteve bem, tocando a bola e criando boas situações. Porem, em 5 minutos de puro apagão acabou levando 2 gols. O primeiro em condição de impedimento, o segundo numa falha coletiva de marcação. Pronto! Pensou os mais pessimistas, estamos ressuscitando mais um defunto. Mas não foi bem isso o quê aconteceu, o Cruzeiro, por incrível que pareça não acusou o segundo golpe e foi para cima do Sport com muito mais ímpeto. Com apenas 5 minutos, Thiago Ribeiro (que vem crescendo muito de produção na hora das decisões) diminuiu, e se não fosse a falta de capricho, a virada já poderia ter saído no primeiro tempo.

Já no começo da segundo etapa, o empate do Cruzeiro. O Sport que já não vinha bem na partida, cambaleou e acabou levando a virada rapidamente, atravez do equatoriano Guerron, que fez o seu 3° gol consecutivo, começando a dar retorno ao alto investimento, mantendo a invencibilidade do Cruzeiro fora de casa, agora são 10 jogos seguidos sem perder

Os pernambucanos perderam a cabeça (2 expulsões), perderam a compostura (apagando os refletores do estádio antes do apito final), e perdeu as esperanças. O leão está 99,9% rebaixado para a segunda divisão. Uma tristeza para um campeonato cada vez mais elitizado. Porem, a falta de estrutura e planejamento que assolam os times nordestinos sempre cobram o seu preço. Fica a torcida para o Náutico, para que tenhamos Pernambuco na primeira divisão, o povo deste estado merece e muito.

Conclusão, a vitória sobre o Sport coloca pressão no G4. O Cruzeiro mostra bastante fôlego para brigar por uma das vagas, e assim como o Flamengo, vem jogando um bom futebol. Se na última coluna eu dizia que duas vagas estavam em aberto, agora digo que depois do resultado e do pequeno futebol do Palmeiras, 3 vagas estão sem dono. O São Paulo se garante pela tabela, que pode ser o algoz de alguns times nessa reta final. O importante é manter a concentração no objetivo e humildade para buscar os resultados. Não tem nada garantido.

Vendendo Ilusão

Acompanhamos na Itatigalo e na TV galo (quer dizer Globo, principalmente na pessoa do Bob Fuinha), que o Cruzeirense tinha que torcer para o Galo para se firmar no G4. Primeiramente queremos dizer que em hipótese nenhuma isso seria possível. Somos torcida de um time só.


Em segundo lugar, não temos pressa para entrar no G4. Faltam 4 rodadas e o que importa é entrar na Libertadores na 38°, de nada adiante chegar agora e não se manter la. Alem do mais, quem analisa a tabela, sabia muito bem que o melhor seria o empate, ou até mesmo a vitória do Flamengo. Digo isso, porque o Cruzeiro joga em casa contra o Grêmio, já Atlético-MG e Flamengo jogam fora contra dois adversários difíceis e em condições complicadas na tabela. Uma vitória do galo ontem, nos manteria na “pré Libertadores” a 5 pontos da vaga direta. A derrota do Atlético neste domingo, nos deixou a apenas uma vitória da vaga direta (em caso de tropeço de Galo e Fla).


Como venho dizendo, não tem nada ganho, vamos fazer nosso dever que é vencer os jogos e esperar para ver o que acontece. Neste momento, somos apenas franco atiradores. Mas que já tem time dando seta para direita, isso tem.

Saudações Celestes.

Nenhum comentário: