terça-feira, 6 de outubro de 2009

Repensando 2010

Por: Marcello Zalivi

Esta cedo ainda para isso? Creio que não. Faltam 11 rodadas para o fim da competição e pelo andar da carruagem, a coisa vai para o brejo (Sulamericana, vamos ter clássico mineiro). Poderia ter outra opinião caso conseguíssemos vencer o Avaí. E as coisas até caminhavam para isso, mas mais uma traquinagem do técnico Adilson Batista acabou por limar mais 2 pontos na classificação celeste.

Não é cornetar o técnico ou jogadores. Mas claramente o ciclo encerrou para muitos deles. Adilson deve puxar a fila. Existe um mal estar entre ele, alguns membros do clube, alguns jogadores e com a grande parte da torcida. Mantê-lo, seria a mesma coisa de continuar dando abrigo para aquele primo chato que veio lá de Valadares para passar uma semana, e acabou ficando dois anos.

Alguns nomes foram especulados. Falaram que o Mano Menezes não fica no Corinthians em 2010. Eu aposto que continua, não existem motivos para tirá-lo do cargo. Tite (aquele que derrubou os zebrados) nem pensar. Os três nomes mais bem contados pela diretoria são de Ney Franco (o mais barato), Levir Culpi (O mais experiente, mas para mim já foi), e de Abel Braga (O preferido, porem, fora das condições salariais do clube).

Dos nomes, acredito que Abelão seria o ideal. Em termos de conhecimentos táticos, acredito que não seja nem melhor que os nomes citados acima, mas existem coisas que vão alem de conhecimentos sobre o jogo. Estou falando de vibração, de ter o grupo na mão, de ter sangue quente nas veias. Alem do mais, Abelão tem um currículo que o credencia para o posto.

A definição com o treinador é fundamental para o planejamento 2010. Para avaliar o elenco, motiva-lo e qualifica-lo. Com Adilson, o time não vai render mais, sua era já terminou junto com a Libertadores 2009. Por muito menos, o Tri Muricy foi demitido do São Paulo, e o “poderoso” Luxa do Palmeiras.

A avaliação também não pode ficar apenas no campo da comissão técnica. Alguns jogadores já terminaram o seu ciclo no clube. Outros, nem o começaram. Na minha lista colocaria nomes como Thiago Heleno, Luisão (nem deveria ter voltado), Soares, Dr. Athirson (mestrado em fisioterapia pelo CARE do Cruzeiro). Outros, na minha modesta opinião, deveriam ser emprestados: Leo Fortunato, Eli Carlos (apesar de ser um polivalente). Outros estariam em estado de observação: Leandro Lima, Paraná (Sim, para mim o seu ciclo está terminado).

O time tem uma boa base para 2010. Uma espinha dorsal considerável com Fábio, Leonardo Silva, Fabrício, Gilberto, Guerrón e Kleber. Possui jogadores que podem render até mais do que o esperado, tais como: Fabinho, Jonathan, Fernandinho, Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Gil, Andrey, Caçapa e Henrique. Possui também diamantes que precisam ser mais lapidados, e nesse perfil podemos citar Diego Renan, Bernardo (Que o Adilson insiste em queimar), Dudu, Patric e Rafael.

Com um bom técnico e pelo menos três ou quatro contratações no nível da camisa cinco estrelas, teremos um time forte suficiente para aproveitar que os grandes rivais estarão dando preferência a Libertadores e deslanchar uma campanha segura, para confirmar o nosso tri campeonato nacional.

Mas para isso é necessário mudar a postura também da diretoria. Mudar o foco de clube vitrine/vendedor, para TIME DE FUTEBOL. Ou será que o ciclo dessa diretoria também já chegou ao fim?

2010 dirá.

Nenhum comentário: