segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Analisando os empates e o campeonato.

Como o próprio título da coluna diz, não vou comentar as derrotas do time, seja jogando mal, bem, ou claramente prejudicado pela arbitragem. Quero chamar a atenção para os resultados de empate que o Cruzeiro vem acumulando ao longo do BR09.

Nem foram tantos assim, pelo primeiro turno: Cruzeiro 1 X 1 Internacional, Botafogo1 X 1 Cruzeiro, Fluminense 1 X 1 Cruzeiro, Cruzeiro 0 X 0 Santos. Pelo segundo Turno: Vitória 3 X 3 Cruzeiro, Avaí 2 X 2 Cruzeiro. Foram 6 empates em 27 rodadas, sendo que 2 em casa e 4 fora.

Tirando os jogos contra Internacional e Santos que coincidentemente foram os dois jogos no Mineirão, fracos tecnicamente e de muita justiça. Todos os outros 4 empates foram considerados amargos pela China Azul e jogadores.

Foram 4 jogos fora de Minas Gerais, onde o Cruzeiro deixou escapar 8 pontos praticamente certos. Nos duelos do Rio de Janeiro, o Cruzeiro teve tudo para vencer. Primeiramente o Fluminense. O Tricolor carioca estava bastante desfigurado e sofria com a pressão Cruzeirense que parecia jogar em casa. Henrique abriu o placar no primeiro tempo, e o ataque celeste teve pelo menos mais 3 chances para matar o jogo. Na virada para o intervalo, Adilson recuou o time, acabou com o ímpeto da equipe e viu um Fluminense empatar o jogo e crescer na partida (Sem contar na “grande” atuação de Thiago Heleno). Ainda em terras cariocas, o Botafogo fez 1 X 0, justamente no momento em que “pedia” para levar um gol. O Cruzeiro empatou, tinha a vantagem de um jogador a mais, abusou do direito de perder gols e teve que amargar mais um empate.

Contra o Vitória, o Cruzeiro era soberano, aproveitou os contra golpes para sacramentar 3 X 1 e dominar a partida. Ta certo que caiu um temporal e o tal do Roger acertou um chute nos acréscimos que nem em mil anos ele volta a acertar. Mas o que não pode acontecer é o técnico Adilson fazer substituições sem pé nem cabeça, colocar 4 zagueiros em campo e ficar torcendo para o jogo (na mão) acabar. Mais 2 pontinhos perdidos.

O resultado contra o Avaí novamente veio castigar a postura defensiva do técnico celeste. O time ganhava e tinha o controle do jogo. Mas novamente um apagão. Preocupação excessiva em defender ao invés de matar o jogo, fez com que novamente nos acréscimos o Cruzeiro perdesse mais 2 pontos.

Só colocando na conta dos empates, foram 8 pontos praticamente entregues. O que seriam hoje 44 pontos na tabela, e chances reais de brigar até mesmo pelo título da competição.

Mesmo sendo torcedor, não sou cego. O time não vem jogando mal, foi prejudicado algumas vezes, beneficiado em outras, vacilou em muitas, e está pagando pelo fato de ter “ignorado” a competição até a 11° rodada (Sempre alertei desse perigo). O resultado disso, mais da ressaca pos Libertadores deixou o Cruzeiro hoje em apenas 11° na tabela de classificação. Sendo que poderia estar (mesmo fazendo um péssimo campeonato) facilmente no G4.
Não é porque não estamos na briga pela Taça que não darei minha opinião. O campeonato está muito disputado, mas com um nível técnico baixíssimo. Onde os craques da competição é o truculento e apenas bom jogador Diego Souza, e tem como seu artilheiro um desinteiriçado Adriano.

Sorte de quem ta na parte de cima da tabela (mesmo aqueles que lideravam mas não tiveram força suficiente para segurar a ponta, o que já era esperado). Mas pelo futebol da turma lá de cima, a única coisa certa é que o campeonato fica novamente em São Paulo, e as duas vagas da Libertadores ainda estão em aberto, devido a irregularidade dos seus principais postulantes.

Saudações Celestes.

Esta coluna também está disponivel no site: X Promoções

Nenhum comentário: