sábado, 15 de agosto de 2009

Leia carta do presidente Zezé Perrella à torcida

Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

Prezado torcedor cruzeirense

O objetivo desta mensagem é esclarecer quaisquer dúvidas que ainda pairem no ar após a final da Copa Santander Libertadores. Um mês depois do jogo decisivo no Mineirão, as versões estapafúrdias que surgem agora para justificar nosso insucesso naquele jogo só servem para desestabilizar o clube.

Primeiramente, gostaria de dizer que há muitos anos no futebol nunca vi um grupo tão unido e um ambiente tão bom entre profissionais, situação essa que foi fundamental na classificação do Cruzeiro para a final contra o Estudiantes. Ou será que alguém acredita que um time desunido, rachado, cheio de vaidades e interesses pessoais consegue avançar tão longe em uma competição duríssima como a Copa Santander Libertadores?

Só com comprometimento e determinação vinte e oito jogadores têm condições de chegar à uma final. É a história do futebol que comprova essa lição.
Infelizmente, na semana que antecedeu a partida em La Plata, as notícias sobre os inúmeros casos da gripe suína na Argentina nos trouxeram enorme preocupação. O Ministro da Saúde daquele país chegou a declarar em uma entrevista coletiva que havia mais de cem mil casos de pessoas infectadas. Diante de um quadro alarmista como este era natural que nossos jogadores, principalmente aqueles que tem filhos pequenos, se mostrassem receosos em seguir até a Argentina. Para tranqüilizar todo o grupo consultei diversos profissionais da área de saúde sobre os riscos que poderíamos correr em uma situação assim. Como resposta obtive a garantia que nossos atletas não estariam colocando suas integridades em perigo e fomos aconselhados a disputar a final sem preocupação.
Em uma reunião em Goiânia onde nosso time estava concentrado, expliquei a cada um que não haveria motivos para cancelarmos a partida. O grupo, como sempre se mostrou ao longo de toda a competição, teve uma postura extremamente profissional, sem jamais questionar qualquer decisão tomada pela diretoria ou comissão técnica e, prontamente, se apresentou para o desafio.
Mesmo com o empate que deixava o Cruzeiro com uma grande chance no segundo jogo, jamais nos declaramos favoritos ou entramos em clima de 'já ganhou'. Toda a euforia ficou por conta exclusiva da torcida, aliás, fato compreensível por entenderem que o nosso time estava apresentando um futebol convincente.

Prova maior da responsabilidade dos atletas ficou evidenciada quando oferecemos, como prêmio pelo título, toda a renda do segundo jogo no Mineirão caso o Cruzeiro saísse vencedor. Em nenhum momento foi discutido entre eles ou com a diretoria se esta premiação era justa, já que sempre coube ao clube definir a forma de recompensar os jogadores pelas conquistas sem que houvesse nenhum questionamento.

A derrota na final, é inquestionável, nos deixou abalados, mas jamais atrapalhou a harmonia interna, e nunca houve brigas, bate bocas e desentendimentos. Nos preparamos para dar à nossa torcida o título que todo cruzeirense mais deseja e já teve a felicidade de comemorar duas vezes. Porém, se desta vez não foi possível, posso garantir que não faltaram esforços.

Hoje, para minha satisfação, vejo o atacante Kléber declarar que não deseja deixar o Cruzeiro e que seu objetivo é permanecer em Belo Horizonte. O jogador quer disputar uma nova Copa Santander Libertadores para conquistar essa competição,não importando as propostas que possa receber para fazer sua independência financeira.

Quero dizer à torcida que vamos fazer tudo para manter o Gladiador no clube, visto que o jogador ainda tem mais quatro anos de contrato e o nosso interesse é que Kléber permaneça para nos dar muitas alegrias.

Por fim, quero pedir o apoio de todos os cruzeirenses na partida no fim de semana diante do Santos, no Mineirão. Estamos em uma fase de recuperação no Campeonato Brasileiro e o incentivo de todos será fundamental para que nosso time volte a jogar o mesmo belo futebol que encantou o Brasil no primeiro semestre.

Reitero, ainda, meu compromisso de continuar trabalhando atento a tudo o que acontece no clube, buscando sempre fazer o melhor para o Cruzeiro.

Um grande abraço

Zezé Perrella
Presidente do Cruzeiro Esporte Clube

Nenhum comentário: